facebook pixel

Distribuição e habitat do lince ibérico

Características
23/03/2017
Ecologia e comportamento do lince ibérico
23/03/2017
Mostrar tudo

Distribuição e habitat do lince ibérico

O lince ibérico já esteve presente em toda a Península Ibérica e no sul da França. Na década de 1950, a população do norte estendeu-se do Mediterrâneo para a Galiza e para as regiões a norte de Portugal, e a população do centro para o sul da Espanha.

As populações diminuíram de 15 subpopulações na década de 1940 para apenas 2 subpopulações no início dos anos 90, sendo visíveis na região dos Montes de Toledo e Sierra Morena.

Antes de 1973, o lince ibérico estava presente na Serra de Gata, Montes de Toledo, Sierra Morena oriental, Sierra de Relumbrar e planícies costeiras de Doñana. Entre o início dos anos 60 e 2000, perdeu-se cerca de 80% da sua faixa anterior.

Actualmente, está restrita a zonas muito limitadas do Sul de Espanha, sendo que a reprodução só foi confirmada nas planícies costeiras de Sierra Morena e da região de Doñana.

O lince-ibérico prefere ambientes heterogêneos de pastagens abertas, misturadas com arbustos densos como o zimbro, além de árvores como carvalho e sobreiro. Atualmente, está restrita às áreas montanhosas.