Serviços Educativos

Estações de Biodiversidade do Vale do Guadiana

As Estações de Biodiversidade (EBIO), são percursos pedestres curtos (máximo de 3 km), sinalizados no terreno através de painéis informativos sobre os valores naturais a observar pelos visitantes.
As Estações de Biodiversidade (EBIO) de Mértola (Bombeira & Ribeira do Vascão) são percursos pedestres interpretativos e educativos que estão sinalizados no terreno através de painéis informativos que reportam os valores naturais em presença a observar pelos visitantes.
Cada estação está localizada num local de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área. Os painéis funcionam como uma espécie de guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e comuns. É dado particular destaque aos insetos e plantas, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres.

EBIO da Bombeira
Foto + Mapa + Link para Google

EBIO do Vascão
Foto + Mapa + Link para Google

Para ajudar a descobrir a biodiversidade destes 2 itinerários foi criado um  KIT DE EXPLORADOR e um GUIA DE CAMPO em formato impresso e E-BOOK que pode aceder aqui: Guia de Campo dos Insetos e Plantas das Estações de Biodiversidade de Mértola.
As EBIOs de Mértola integram a rede nacional das EBIO, atualmente constituída por 37 EBIOs, www.tagis.pt .
A exploração educativa destes percursos inclui um a partilha do registo das espécies observadas numa plataforma on-line que inclui registos de todas as EBIO existentes em Portugal. Este registo é em si dinâmico e interativo. Sob a designação RIPAR nesta plataforma, solicita-se que cada caminhante/explorador registe as observações através de fotografia, identifique as espécies e partilhe depois a informação com a comunidade global na plataforma BioDiversity4ALL.



No âmbito dos SERVIÇOS EDUCATIVOS da Câmara Municipal de Mértola é possível agendar visitas guiadas a uma destas EBIOs e vivenciar uma verdadeira experiência de descoberta! Para isso basta enviar um e-mail ao projeto GERAÇÃO BIO/ Mértola, Ambiente Global xxx.
Aventure-se na natureza!

Sabe mais sobre as Estações da Biodiversidade aqui.
logos1
logos4
logos5
logos6