facebook pixel

Vamos aprender ciências!

Festival CineEco Seia para ver em casa!
07/05/2020
Alimentar Boas Práticas E-book
07/05/2020
Mostrar tudo

Vamos aprender ciências!

No presente ano letivo, implementaram-se as Ciências Experimentais, no âmbito do programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs), abrangendo 64 alunos do 1º Ciclo da Escola Básica de Mértola.

Mais do que fornecer aprendizagens no domínio das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) em articulação com o conteúdo programático da área de Estudo do Meio, procurou-se promover competências noutras áreas curriculares. De facto, promoveu-se a leitura aquando da pesquisa e estimulou-se o desenho e a escrita aquando da realização de registos.

Aliando o trabalho prático, experimental, laboratorial e de campo ao lúdico, esta abordagem além de ser motivadora para as crianças, permitiu estimular o raciocínio, a criatividade, a perseverança, o pensamento crítico e dedutivo e a compreensão do mundo que as rodeia.

Todas as semanas, as Ciências Experimentais desafiaram as crianças com novas atividades, desde a construção de pontes e de circuitos elétricos, ao estudo de si próprio e de elementos naturais com experiências científicas simples adequadas aos respetivos níveis etários, que as realizaram com bastante entusiasmo e curiosidade.

Para além disto, as Ciências Experimentais abrangeram ainda o Pré-Escolar, no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAFs), contando com a participação de 69 alunos do Agrupamento.