AECs

Atividades de Enriquecimento Curricular

brincar-ciencia

Brincar com a Ciência

A Ciência constitui-se como uma via para compreendermos os processos vitais dos indivíduos, o meio envolvente e as suas relações com o meio e com a sociedade. Enfim, o conhecimento científico ao dispor do indivíduo permite-lhe compreender fenómenos importantes do mundo em que vive e tomar decisões democráticas de modo informado, numa perspetiva de responsabilidade social partilhada.

Assume particular relevância o papel das instituições de ensino na formação de indivíduos ativos, críticos e participativos capazes de lidar com os avanços cientifico-tecnológicos e desafios da sociedade atual. Para tal, torna-se estritamente necessário reforçar a educação em ciência, desde os primeiros anos de escolaridade.

O Município de Mértola implementou, em 2019, a oferta da AEC no domínio das Ciências Experimentais, envolvendo 4 Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas de Mértola: Escola Básica de Mértola, Centro Educativo de Algodor, Centro Educativo de São Miguel do Pinheiro e Centro Educativo de Penilhos.

Atualmente designada “Brincar com a Ciência”, esta AEC instiga a realização de atividades experimentais de carácter lúdico e científico e procura, para além das competências adquiridas por via da experimentação:
- Explicar o papel da ciência para o desenvolvimento humano;
- Demonstrar que a ciência está presente em todo o meio circundante;
- Aproximar a comunidade escolar da comunidade científica;
- Desconstruir estereótipos em relação à ciência e ao que é ser cientista, demonstrando que a ciência é uma área acessível a todos;
- Estimular o raciocínio, a curiosidade, a criatividade, a reflexão crítica, a perseverança e o espírito de cooperação;
- Estimular o contacto com o meio exterior com vista a fomentar atitudes de conservação do Ambiente e Biodiversidade;
- Contribuir para que o ensino experimental se incorpore na rotina quotidiana e em contexto de sala de aula;
- Promover literacia científica como estratégia de envolvimento dos cidadãos no debate público e no combate ao abandono escolar;
- Promover a cooperação e a partilha de conhecimento científico entre docentes, técnicos, auxiliares e famílias.

Privilegiando a articulação com o programa curricular constante do Estudo do Meio, pretende explorar essencialmente em três temáticas gerais, nomeadamente, "à descoberta de si mesmo", "à descoberta do ambiente natural" e "à descoberta das inter-relações entre a natureza e a sociedade".

Esta iniciativa pretende ainda constituir-se como ponte de contacto para outros projetos do Município que são parte integrante da estratégia de transição agroecológica.

Brincar com a Ciência
Brincar com a Ciência
Brincar com a Ciência
Brincar com a Ciência