Valores naturais & culturais

Hidrologia e Clima

Hidrologia

O Parque Natural Vale do Guadiana é atravessado pelo rio Guadiana e por várias ribeiras afluentes, entre as quais se destacam, a ribeira do Vascão; Carreiras; Oeiras, Terges e Cobres e ribeira de Limas.

Sujeitas a um regime de torrencialidade, no verão as ribeiras tendem a ficar reduzidas a pegos, enquanto que nos invernos mais chuvosos o caudal aumenta significativamente, provocando muitas vezes a subida do caudal do rio Guadiana. Em algumas situações até o Pulo do Lobo fica submerso sob um turbilhão de água barrenta.

Na área do parque são igualmente importantes outros planos de água que acolhem vá-rias espécies da fauna local, caso da Barragem dos Corvos ou Tapada da Mina de S. Do-mingos e de pequenos charcos que tendem a secar no verão.

Clima

O clima é tipicamente mediterrânico, com verões mui-to quentes e secos e invernos pouco chuvosos e frios.
Temperatura média anual: 16,5º
Média das temperaturas mínimas: 4,7ºC.
Média das temperaturas máximas: 33,8ºC


Janeiro é usualmente o mês mais frio e agosto o mês mais quente.

Nesta zona verificam-se, as precipitações mais baixas do país, sendo que a média anual não ultrapassa 500 mm. A chuva ocorre, sobretudo, entre os meses de outubro e março, nos meses de verão, principalmente entre julho e agosto, a precipitação registada é quase nula.

A média anual de horas de sol é muito elevada, regis-tando o território uma média de 2808,6 horas de sol. Os valores máximos são registados no mês de julho, com 367 h, e os mínimos com 148,1 h e 149,7 h, nos meses de dezembro e janeiro, respetivamente.

logos1
logos4
logos5
logos6

 

Sabias que

 

A Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional (ou, Lista de Ramsar) é um instrumento de proteção ambiental, adotado pela Convenção Ramsar
(tratado intergovernamental aprovado num encontro realizado na cidade iraniana de Ramsar, para promover a cooperação entre países na conservação e no uso racional
das zonas húmidas no mundo. Por todo o Mundo ao abrigo desta Convenção são classificadas Zonas Húmidas (Ribeiras, rios, áreas Pantanosas, pauís, entre outras)
de grande valor paisagístico.