facebook pixel

Reprodução do Lince Ibérico

Ecologia e comportamento do lince ibérico
23/03/2017
Conservação do Lince Ibérico
23/03/2017
Mostrar tudo

Reprodução do Lince Ibérico

Durante a época de acasalamento a fêmea deixa seu território em busca de um macho. O período de gestação típico é de cerca de dois meses. Os gatinhos nascem entre março e setembro, com um pico de nascimentos em março e abril. Uma ninhada consiste em dois ou três (raramente um, quatro ou cinco) gatinhos pesando entre 200 e 250 gramas.

Os gatinhos tornam-se independentes entre os 7 e os 10 meses de idade, mas permanecem com a mãe até cerca de 20 meses de idade. A sobrevivência dos jovens depende muito da disponibilidade de presas. Na natureza, tanto os machos como as fêmeas atingem a maturidade sexual com a idade de um ano, embora na prática raramente se reproduzam até que um território se torne vasto suficiente. O período de vida máximo na natureza ronda os 13 anos.

Os irmãos tornam-se violentos uns com os outros entre 30 e 60 dias, atingindo o pico de dominância aos 45 dias. Um gatinho matará frequentemente os irmãos em lutas brutais. Não se sabe porque ocorrem esses episódios de agressão, embora muitos cientistas acreditem que estão relacionados com a mudança hormonal associada à transição da dieta alimentar do leite materno para a carne. Outros acreditam que está relacionado com os princípios da hierarquia e “sobrevivência do mais apto”.