facebook pixel

O Lince Ibérico

Filme “Birds of Southern Portugal” premiado no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo.
18/01/2017
Características
23/03/2017
Mostrar tudo

O Lince Ibérico

O lince-ibérico (Lynx pardinus) é uma espécie de gato selvagem nativa da Península Ibérica no sudoeste da Europa, que está listada como Ameaçada na Lista Vermelha da UICN. O lince Ibérico é uma espécie que depende quase exclusivamente no coelho europeu.

No século XX, a população de lince ibérico diminuiu consideravelmente devido aos declínios acentuados nas populações de coelhos, causados ​​por mixomatose, doença hemorrágica de coelho e pela sua caça excessiva, bem como pela fragmentação de pastagens, habitats florestais e caça furtiva da espécie.

No virar do século XXI, o lince ibérico era uma espécie à beira da extinção, já que sobreviveram apenas cerca de 100 indivíduos em duas sub-populações isoladas da Andaluzia (Espanha). As medidas de conservação implementadas desde 2002 incluíram a melhoria do seu habitat, o repovoamento de coelhos, a translação e reintrodução de linces ibéricos, de modo que em 2012 a população aumentou para 326 indivíduos.

Está em curso um projecto EU LIFE, que tem como principal objectivo salvar esta espécie da extinção, que contempla preservação de habitats, monitorização da população de linces e gestão da população de coelhos.

O lince ibérico era anteriormente considerada uma subespécie do lince-euro-asiático (Lynx lynx), sendo agora classificado como uma espécie separada. Ambas as espécies ocorreram juntas na Europa Central no Pleistoceno e evoluíram como espécies distintas no Pleistoceno tardio. pensa-se que o lince ibérico terá evoluído do Lynx issiodorensis.

Outros temas sobre o Lince Ibérico

Características do lince ibérico
Distribuição e habitat do Lince Ibérico
Ecologia e comportamento do Lince Ibérico
Reprodução do Lince Ibérico
Conservação do Lince Ibérico
População selvagem e reintroduções
Vamos Falar de Veneno | Sensibilizar a População, Educar para a Conservação